segunda-feira, 29 de outubro de 2012

eleições 2012: fim?

Estamos todos ainda no porre eleitoral. Bom ganhar, ruim perder e, de qualquer maneira, bom para a democracia. Análise dos resultados revela a pluralidade partidária e muitas indefinições. Poderosos de todos os partidos ganham ali, perdem em muitos outros lugares. Brasil, felizmente não tem dono. Resultado disperso aponta para uma intensa atividade politica na busca de formação de blocos, renovação e de um bloco hegemônico até as eleições de 2014. A farra agora é outra.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

baunilha

Curiosidade pessoal: tenho, em meu apartamento em sp, um pé de baunilha,na área de frente que uso como jardim. É uma orquidófila, cresce feito um cipó verde, frágil, soltando brotos que crescem também. FUI FAZENDO UM VARAL de corda na área, ela deve estar com uns 20 metros de comprimento com vários ramos, esparramada no varal alto. E solta raizes aéreas que buscam, lá em baixo, qualquer um dos vasos de plantas com terra... É uma verdadeira gibóia vegetal, enorme. Ainda não deu flor, espero que produza seu fruto, a baunilha ( que meu pai colhia nos buritizais de minha terra, Ituiutaba, no cerrado mineiro, para perfumar o fumo de rolo de onde tirava os fiapos para o cigarro, usando seu canivete rodgers)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

eleições e futuro

Brasil está em transe. Julgamentos, disputas acirradas entre modos de fazer política e visões do estado. É bom aproveitar, refletir. Nenhuma dessas questões se esgotará agora, mas há um novo início. Ainda estamos aprendendo a viver numa democracia, tanto pelo fim do pseudo-socialismo autoritário da URSS quanto pelo fim da ditadura militar. Ainda estamos na ressaca, buscando caminhos novos. É preciso paciência e determinação, evitar saídas que nos remetam ao passado.